30 de junho de 2012

Graspop Metal Meeting 2012 - A organização, o público...

"A lamina ilumina a mao, a lampada cria a escuridao, ha muita grana atras de uma cancao, ninguem se engana com uma cancao, o tempo que nos gera, tambem gera generais, mas o tempo nunca espera que cheguem os comerciais..."

Toronto

De longe, o Graspop Metal Meeting, foi o mais organizado dos festivais que fui esse ano. Nao que o Download na Inglaterra e o Hellfest na Franca tenham sido ruins. Muito pelo contrario. Mas o Graspop se destacou. O Download, agiu com o feno, apos o lamacal que se tornou o lugar, apos as chuvas da quinta e sexta, mas sao 10 anos de festival. Os caras poderiam agir antes depois da merda ta feita. Por isso, perdeu muitos pontos. Depois, pelo publico, 10% de fas e 90% de idiotas que vao so pra beber e encher o saco de quem vai assistir aos shows. Muito dificilmente volto la. A nao ser pra ver o museu da F1 que por causa da chuva, nao pude ver. Fica pra uma terceira vez...

Em 2010, no Pukkelpop Festival, na Belgica, tambem, o que mais havia me chamado a atencao era a quantidade de mulher bonita. Gurias, mulheres e coroas. Mas era um festival pop. O Iron Maiden era uma excessao. O Graspop, e um festival exclusivamente heavy metal como diz o nome do mesmo: Graspop Metal Meeting. E a mesma coisa. Muita, muita menina bonita. Um colirio pros olhos de quem gosta de mulher.

A organizacao, fantastica. Carregadores pra celuar e cameras de graca, espalhados por toda a area do festival. Meio ambiente? Ok, todos a base de energia solar. Area do camping, mesmo com chuva? Ok, mas sem lama. Area dos shows? Os primeiros cem metros da arena, com o piso emburrachado e divisorias pro conforto do publico. Isso me chamou muita atencao. Nao tem onde guardar suas coisas de valor e nao quer deixar na barraca? Sem problemas, tinha um lugar la pra isso. Ok, meio caro, 7 euros por dia, mas ainda assim, uma coisa confortavel.

Onibus de graca, da quinta a segunda, da estacao de trem ao local do show (Mol a Dessel), funcionando por mais de 14h por dia. E, o mais importante, claro. Uma enorme tenda da cruz vermelha 24h pra ajudar quem precisasse. Esse lugar, particularmente me salvou a vida na sexta, onde nao tinha onde dormir. Nao fosse esse lugar, eu nao teria onde dormir e o relento seria o meu lugar. E relento na Europa, meu amigo, significa morrer de frio que na madrugada, mesmo no verao, vem forte e impiedoso.

Esse sim, poderia ser pensavel pra voltar no futuro, mas estou chegando aos meus 30. Estou ficando velho. Nao tenho mais disposicao pra sair do Recife e passar dois, tres meses na estrada passando por 15 paises, 30 cidades, sem parar, viajando dia sim, dia nao. Sem nenhum conforto. Dormindo em hotel, numa caminha quente, ok. Albergues tambem, nao mais. Sou um cidadao anti-social e privacidade pra mim, e tudo. Fora isso, nao tenho uma virgula de ruim pra falar do Graspop Metal Meeting. Voces que ainda tem disposicao e nunca foram a um festival europeu, escolham esse. Nao se arrependerao...

As fotos do festival você pode ver aqui:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.105984209546520.10545.100004048244728&type=3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário