30 de junho de 2012

Graspop Metal Meeting, dia II - Dessel, Belgica - 23/06/2012

"Porque quem gosta de maca, ira gostar de todas, porque todas sao iguais..."

Toronto

A aventura da noite anterior foi grande. Gigante. Eu nao tinha onde dormir, lembram? Tentei comprar uma barraca, mas a feirinha montada no festival so aceitava cartao e eu so tinha dinheiro. Havia uma grande tenda da cruz vermelha montada na area do camping pra ajudar o publico. Afinal, cerca de 30 mil pessoas por dia, sempre precisam de ajuda medica. Ainda mais num lugar que faz calor pela manha e frio, muito frio, a noite.

Entrei la e expliquei minha situacao. Um conversa com um que conversa com outro. E arrumaram uma solucao pra mim. Me deram uma maca, um cobertor bem grosso e foi ali mesmo que dormi. Conforto zero, mas, quem perigava morrer de frio ao relento, aquilo ali era um hotel cinco estrelas. Quando acordei, apos breves cochilhos (impossivel dormir naquela situacao). Me senti, literalmente na guerra. Havia uma seria de pessoas ao meu redor em macas. Gente em coma alcoolico, gente embalada em papel aluminio, gente com perna quebrada. Tinha de tudo. Levantei, agradeci aos simpaticos enfermeiros e fui atras duma solucao. Afinal, ainda tinham duas noites. Tive a ideia de pegar o onibus gratis de volta a Mol e, com sorte, achei uma barraca por la. Foram 45 euros. Bem cara, mas, como era uma emergencia, tive que pagar. Melhor que morrer de frio. E la fomos nos pro dia II do Graspop Metal Meeting...

Megadeth

O sol abriu, mas eu tava tao cansado da noite anterior que resolvi estrear minha barraca e dormir. Infelizmente, isso me fez perder os shows do Adrenaline Mob (Mike Portnoy & Russel Allen), Primal Fear, Thin Lizzy e Exodus. Uma pena. Mas como nao sou fa de nenhuma, nas foi um sofrimento perde-las. Tomei o Megadeth como ponto de partida. Foi meu sexto show de tio Dave Mustaine & CIA. E acho que o ruivo encontrou mesmo a paz de espirito. Foi o terceiro show que vi esse ano e fiquei surpreso como o cidadao tava simpatico e feliz. Consequentemente, deu 100% de si nos shows e o publico, so ganhou. Mais um show impecavel do Megadeth. Que venha o setimo. E sempre divertido...

Set list

01. Never Dead
02. Head Crusher
03. Hangar 18
04. Trust
05. She-Wolf
06. Poison Was the Cure
07. Sweating Bullets
08. A Tout Le Monde
09. Whose Life (Is It Anyways?)
10. Public Enemy No. 1
11. Symphony of Destruction
12. Peace Sells

Bis

13. Holy Wars... The Punishment Due

My Dying Bride

Essa banda e bem famosa de nome. Ate gosto da traducao. Algo do tipo: "Minha noiva que morre". Fui dar uma conferida entao. E, sem chance. Sou mesmo muito chato. Bandas novas nao me descem, ainda mais em festivais. E olhe que no sabado, eu tava ate com um humor melhor. Mas ainda assim, nem um pouco suficiente pra gostar duma banda ouvindo de primeira. Ainda mais com um som dificil como o My Dying Bride. Resolvi me concentrar na banda mais esperada da noite. O Twisted Sister. A headliner era o Limp Biskit, mas todos ignoraram, hehe.

Twisted Sister

Sem nenhuma duvida, esse foi o melhor show da segunda noite e do festival. O publico europeu e muito, muito quieto. E isso, irrita em festivais. Quando essas bandas vao ao Brasil, os caras ficam loucos e fazem os maiores shows das vidas deles porque o publico fica louco. Na Europa, e preciso tomar doses de Red Bull, porque se depender do publico, o show nao sai do canto. So observam. Mas neste, nao. O Dee Snider e um show man. O cara, com seus 58 anos, mais parece um moleque de 18. Nao para de pular nem de correr um segundo sequer e toda essa energia e passada pro publico que, pra minha surpresa devolveu, com muita energia, todo o esforco da banda.

No palco, fas ilustres como o Mike Portnoy e o Russel Allen. E o publico nao deixou a banda parar de cantar. Toda vez que a banda parava, o publico continuava. Esse sim, foi um show historico do Twisted Sister. Daqueles pra voce catar o Pro shot na internet e guardar com carinho. Porque esse sim foi um show de rock and roll. Sem frescuras e com energia do inicio ao fim. Meu primeiro show do Twisted Sister. E ganhou mais uma fa. Show fantastico!

Set list

01. What You Don't Know (Sure Can Hurt You)
02. The Kids are Back
03. Stay Hungry
04. Wake Up (The Sleeping Giant)
05. You Can't Stop Rock 'n' Roll
06. Shoot 'Em Down
07. We're Not Gonna Take It
08. The Price
09. Burn in Hell
10. Under the Blade
11. I Wanna Rock

Bis

12. S.M.F.

Dimmu Borgir

Apos o espetaculo do Twisted Sister, dificil ter algo superior, mas como eu havia perdido o show do Hellfest por causa da chuva e ja fazia um bocado de tempo que queria ver um show dos noruegueses, la fomos nos. Segundo palco, na tenda, publico mais seleto. Bem bacana. Pertinho do palco, sem empurroes e finalmente num show do Dimmu Borgir.

Nao sou chegado em Black Metal, mas estes caras tem algo diferente. Tem linhas limpas de voz nas musicas e um instrumental pra la de interessante. O vocal, apesar de rasgado, nao e gritado e incompreensivel como o da maioria das bandas de rock brutal e o show foi uma surpresa muito positiva. Se voce espera a energia do Twisted Sister e o carisma do Dee Snider, esqueca. Os caras, tipicos noruegueses, sao frios. Mas competentes. Nao e um show pra simpatia, pra risos. E um show de rock. Rock do mal. Mas com sua beleza e competencia. A voz do cara ao vivo e igual aos cd's. O instrumental, idem. Agradavel surpresa. Melhor ainda por tocaram tres das minhas musicas preferidas. Esse, vale a pena ver novamente num futuro nao muito distante...

Set list


01. Mourning Palace
02. Spellbound (By the Devil)
03. Vredesbyrd
04. Kings of the Carnival Creation
05. Dimmu Borgir
06. Ritualist
07. Gateways
08. Puritania

Bis

09. The Serpentine Offering
10. Progenies of the Great Apocalypse

As fotos do festival você pode ver aqui:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.105984209546520.10545.100004048244728&type=3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário