30 de junho de 2012

Graspop Metal Meeting, dia III - Dessel, Belgica - 24/06/2012

"Luz difusa, confusa explicacao..."

Toronto

Apos o show do Dimmu Borgir, eu tava mais relaxado. Um dia inteiro sem chuva e, dessa vez, eu tinha onde dormir. Minha barraca de 45 euros tava la montadinha, firme e forte. E nao tava tao frio. Tudo em paz pra chegar firme e forte ao ultimo dia de festival e penultimo dia na Europa. Tudo muito bonito aqui, mas me fodi muito por aqui esse ano. Foi bem dificil. Nao via a hora de chegar no Canada pra nova tour do Maiden. Essa sim, minha banda de coracao. E claro, ver meus amigos, Ro e Camillo. Ficar na casa de amigos e outra coisa. Chega de perrengue!

Dormir foi dificil, mas ate que deu. Minha barraca tava arrodeada de guris. Entao, tive que passar a madrugada ouvindo os idiotas gritando. Como o dia tinha sido bom e eu tava de bom humor, tudo bem. Pacienca pra perdoar a idade retardada que e a adolescencia. Apesar de nao ter sido um idiota, devo ter tido meus dias dificieis nessa minha era, mas tudo bem. La depois das 3h da manha, os infelizes pararam de berrar e eu, finalmente, pude tirar um cochilho com uma certeza. Festivais, nunca mais. Ao menos em camping e sem boas jaquetas pra frio e boas botas e capas impermeaveis. Caso contrario, nem uma tour de ressurreiçao dos Beatles...

Mayan

A unica coisa que me atraia nesse show era  Floor Jansen, ex-After Forever. E, infelizmente, o dia amanheceu feio. E frio e chuvoso. Isso ja bstou pra me deixar puto e mal-humorado. Ultimo dia, melhor dia do festival e chuva de novo?!! Puta merda! A chuva trolou todos os festivais de 2012. Que veraozinho europeu, viu! Ao menos esse show foi no palco II. No da tenda. Protegida do frio e chuva. O show, estranho. Projeto novo, ninguem conhece as musicas. Mas foi valido pela guria. Sim, ela canta muito bem. Bate cabeca como um metaleiro e, como diz um amigo que e apaixonado por ela, sim, a guria e um tesao. Aff Maria!!

Ugly Kid Joe

O show anterior era do Sebastian Bach, mas como a chuva caia forte la fora e ele tocava no palco principal descoberto, sem chance de sair do conforto onde eu tava. Infelizmente perdi os tres shows dele esse ano. Download Festival, Hellfest e Graspop. Todos, caiu o mundo quando ele pisou no palco. Paciencia. Tive que me contentar com o show do Ugly Kid Joe. Sim, aposto que  voce, assim como eu e todos que assistiram o show, so conhecem uma musica. "Everything about you". Se nao sabe de nome, porcure no youtube que tenho certeza que ira lembrar. E claro, foi o ponto alto do show, hehe...

Europe

Aposto que voce ja ouviu "The Final Countdown" do Europe. Mais uma. Se voce nao sabe pelo nome, va ao youtube que voce certamente vai lembrar dessa musica. E um marco dos anos 80. O solo de teclado a faz ser conhecida ate fora do planeta terra. Acredite-me. E so por ela, fui assistir aos suecos. Uma pena que, a chuva, nao parou, e me deixou, ainda mais, puto da vida. Falando so: "Porra, chuva!! Adoro voce, mas chega!! Voce fodeu todos os festivais europeus desse ano. Porra, so um minuto, para!! Esse e o ultimo, caralho!!" Sem chance, a chuva nao parou. Por isso, mesmo com essa musica, o publico, cansado de chuva e frio, nao demonstrou nenhum animo. A banda ate que tentou, mas a chuva estragou a festa. Maldita...

Jon Oliva's Pain

Esse eu queria muito ver. Muito mesmo. A alma do Savatage, parado ha anos. Pra minha sorte, seria no palco II, fechado. Podia cair a chuva que caisse, podia soprar o frio gelado que soprasse que nao teria problemas com o show. Apesar do pouco tempo, uma hora, foi um desfil de classicos do Savatage. Quem gosta da banda, saiu de la com a alma lavada apesar do show curtinho. O som nao tava la essas coisas, uma pena. Mas, ainda assim, nao tirou a alegria de ver o show do Jon Oliva's Pain e matar a saudade do Savatage. So faltou "When the crows are gone". Talvez numa proxima. No Brasil, com um show maior e mais energico.

Set list

01. Gutter Ballet
02. Edge of Thorns
03. 24 Hrs. Ago
04. Beyond the Doors of the Dark
05. Strange Wings
06. Legions
07. The Price You Pay
08. Devastation
09. White Witch
10. Hall of the Mountain King
11. Believe

Motorhead

Duas horas separavam o final do show do Jon Oliva's Pain pro inicio do Motorhead. A chuva tinha se transformado em chuvisco e pro tempo correr, resolvi pegar o onibus gratuito e dar uma chegada na cidade de Mol. Isso me custaria umas duas horas. Ok, como odeio esperar, isso me ajudou um bocado. Quando voltei, tava no comecinho do show do Motorhead. Do jeito que gosto. Nenhuma espera. O show, como o proprio Lemmy diz: "Nos somos o Motorhead e tocamos rock and roll". E mais nada. Esse e um show do Motorhead. Cru e grosso. Voce gosta? Otimo. Nao gosta? Foda-se. Vai ser sempre assim. E se mexer, perde a magia, hehe.

Set list

01. Bomber
02. Damage Case
03. I Know How to Die
04. Stay Clean
05. Metropolis
06. Over the Top
07. One Night Stand
08. The Chase Is Better Than the Catch
09. The One to Sing the Blues
10. Going to Brazil
11. Killed by Death
12. Ace of Spades
13. Overkill

Children of Bodom

Uma banda bem famosa mas que ate hoje nao me chamou muita atencao. Mas la fui eu. Era a penultima antes da grande da noite. O Guns N' Roses. A producao tava bem legal e tinha ate um "corpo" dum carro de cenario. O som, legal, mas o som, apesar de boas melodias, nao me atraiu muito. Vi uma parte do show e fui esperar o principal, que era o que interessava. Numa proxima vez, com mais calma, talvez, eu goste mais do Children of Bodom...

Guns N' Roses

E o Guns N' Roses fez dois milagres numa noite so. O primeiro, os caras conseguiram abrir o tempo. Sim, pouco antes do show, o ceu limpou completamente. Eu contando, ninguem acredita. Baixem os videos do show e acreditarao. O segundo, o Axl nao deu chilique e entrou na hora. E mais, vinte minutos antes. E, ao contrario do Hellfest, uma semana antes na Franca, o cidadao, dessa vez, tava com vontade. E simpatico. Escolheram muito bem as mulhres no backstage, viu. O cidadao tava numa felicidade so. Um presente pro fim do festival. Sai chuva, sai!!

E foram longas 3h de show. Um dos maiores da historia do Guns. Set list perfeito. Acho que so faltou My Michelle e Coma de classicos. O resto, sem excessoes, foram tocadas. Producao bacana, banda animada, Axl animado, publico idem. Depois de tanto perrengue, finalmente um final de festival pra acabar em paz. Estava morto, mas realizado. Depois do show chato, frio e ruim do Hellfest, tirando o primeiro que vi em Sao Paulo em marco de 2010, esse, foi o melhor. Mas o Brasil, ainda ta la no topo. Sem chance de ser barrado pela energia que o publico traz. Destaque novamente pra voz do Axl. Acho que ele aprendeu. Nao ta forcando mais nem perdendo a mesma. Que venha ao Brasil e sem chuva e que prove isso a quem duvida. Com um publico quente, sera um senhor show. Que nao demore, porem...

Set list

Intro
Splitting the Atom (Massive Attack song)

01.Chinese Democracy
02.Welcome to the Jungle
03.It's So Easy
04.Mr. Brownstone
05.Sorry
06.Rocket Queen
07.Estranged
08.Better
09.Shackler's Revenge
10.Richard Fortus Guitar Solo
11.Live and Let Die
12.This I Love
13.Used to Love Her
14.Motivation (Tommy Stinson song)(Tommy Stinson on lead vocals, with band introductions)
15.Dizzy Reed Piano Solo (Baba O' Riley)
16.Street of Dreams
17.You Could Be Mine
18.DJ Ashba Guitar Solo (Mi Amor 2.0)
19.Sweet Child O' Mine
20.Another Brick in the Wall Part 2 (Pink Floyd cover)(with Axl on piano)
21.Axl Rose Piano Solo (Goodbye Yellow Brick Road/… more)
22.November Rain
23.Glad to Be Here (Bumblefoot cover)(Bumblefoot on lead vocals)
24.Don't Cry
25.Civil War
26.Knockin' On Heaven's Door (Bob Dylan cover)
27.Jam
28.Nightrain

Bis

29.Jam
30.Madagascar
31.Whole Lotta Rosie (AC/DC cover)
32.Jam
33.Patience
34.Jam
35.Paradise City

My Way
(Frank Sinatra song)

As fotos do festival você pode ver aqui:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.105984209546520.10545.100004048244728&type=3 







Nenhum comentário:

Postar um comentário