4 de junho de 2012

Fish & Glenn Hughes - Sheperd's Bush, Londres, Inglaterra - 25/05/2012

"Forgotten sons, forgotten sons, peace on earth and mercy mild, Mother Brown has lost her child, just another forgotten son..."

Londres

Foi no ja distante ano de 2002 (cacete, ja se vao 10 anos), que meu amigo Erik comentou sobre um tal de Fish: "Meu irmao, doido. O cara so falta chorar quando canta. Tu precisa sacar o Script for a Jester's Tear, doido...". Segui o conselho, comprei o album, me apaixonei pela musica e passei a curtir o tal do Fish. Depois descobri a carreira solo e fui ouvindo ao longo dos anos. Quando tava montando minha viagem maluca, percebi que haveria tres shows especiais do velho Fish com brinde d'outra lenda do rock classico ingles: Glenn Hughes. Fiz uns ajustes daqui e dali, e deu pra encaixar dois shows. O de Londres e o de Glasgow.

O de Londres, apesar da casa pequena, a Sheperd's Bush, apenas vinte minutos a pe do albergue onde eu tava, em Hammersmith, nao poderia ser um local mais apropriado pro show das duas lendas. O do Fish, cerca de 1h20. O de Glenn Hughes, 1h40. Acho que tinha no maximo umas 500 pessoas. E ver um show dessas duas lendas da grade, nao tem preco. E sem tumulto. E ate meio estranho voce ver um show na pista, na grade, sem nenhum empurrao sequer. O publico ingles e mesmo diferente.

Fish esta velho, nao tem mais cabelos, nao usa mais maquiagem. E aquele artista que escolheu o anonimato. Faz shows bem pequenos hoje em dia, pra la de informais, quase caseiros. Os musicos que o acompanham, sao todos tiozoes. Pessoas normais que usam calca de tecido, camisa polo e sapato social. Tudo bem simples. Muitas vezes, me senti quase num ensaio dos meus amigos que tocam em banda de tao informal que o show, cenario e roupas dos musicos pareciam. Mas o show, que sempre deve ser o mais importante, foi fantastico. Cantando com a alma, sempre, o velho Fish da uma aula de interpretacao durante todo o show. Emociona e se emociona com suas letras dramaticas e profundas. E parece estar sempre feliz. Mesmo longe dos holofotes que os tempos do Marillion, um dia, lhe deram. E no final, se assim esta feliz, que seja.

O show do Glenn Hughes vai totalmente a contra-mao do Fish. E um show porrada. Rock and Roll na veia. O Fish, e pra apreciar, admirar, observar, sentir. O do Glenn Hughes, pra bater cabeca. Com seus mais de sessenta anos, o cara impressiona com sua voz. Nao e a toa que e conhecido como "a voz do rock". Faz muitas vezes voce ficar catatonico e se perguntar se aquela voz e mesmo real. Caralho! Como canta o infeliz. Sabe encaixar a voz em cada musica. E do inicio ao fim do show, nao a perde. Nao sou fa do cara, gosto, mas nao sou fa. Mas, pra quem gosta de rock and roll, assistir ao menos um show desse cidadao, e quase que obrigatorio.

As fotos do show, você pode ver aqui: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.105948979550043.10493.100004048244728&type=3

PS: Post dedicado ao meu amigo Erik do Tarja Preta por ter me apresentado o Fish e a Sidney, pelas horas de papo no antigo emprego sobre o Glenn Hughes. 

Um comentário:

  1. Se pudesse eu estaria aí contigo curtindo o som dos caras. Mas fico feliz que você esteja me representando... hehehehe... Abração, Júnior! E que venham outras resenhas de feras do rock como os lendários Fish e Glenn Hughes... :)

    ResponderExcluir