30 de junho de 2012

Graspop Metal Meeting, dia I - Dessel, Bélgica - 22/06/2012

"Tuas palavras, duras palavras, das alturas ao chão..."


Toronto

Nosso primeiro show de interesse da sexta-feira, seria apenas às 14h40 da sexta, ou seja, teriamos tempo de sobra pra chegar em Dessel, onde aconteceria o festival. Sai do albergue por volta das 10h e nao demorei mais que vinte minutos pra chegar na estacao de trem Brussels Midi. De la, cerca de 1h ate Herentals, uma troca de trem e mais vinte minutos ate Mol. A organizacao do Graspop comeca a aparecer ai. Quando voce compra o ticket do festival, automaticamente, voce tem direito a transporte de trem de ida e volta de toda Belgica ate Mol. A cidade mais proxima de Dessel, onde ocorre o festival. A partir de Mol, ha um onibus fretado ate o local do festival. Cerca de vinte minutos. Das 8h ate as 22h, voce pode usar esse onibus quantas vezes quiser.

O tempo estava, enfim, bonito. Apos um dos veroes mais frios e chuvosos na Europa, onde eu tinha comido o pao que o diabo amassou no Download Festival da Inglaterra e no Hellfest da Franca, eu ja tava traumatizado com tanta chuva e frio e isso era o que eu menos queria no Graspop. Havia sete shows pra ver na sexta e consegui ver os sete, sem problemas. A chuva, finalmente, deu tregua.

Black Label Society

E este foi o primeiro show do dia. Show burocratico como foi o do Hellfest. Nao sei se porque nao consigo gostar da banda, ou se porque nao simpatizo com o Zakk Wilde e o acho um idiota, mas o show nao conseguiu me empolgar. Mas, como era um show de apenas 1h, tudo bem. Nao foi uma tortura, afinal. As mugangas de sempre, os cuspes de sempre e assim, passou rapido e chegou ao fim o primeiro show da sexta d'inauguracao do Graspop Metal Meeting.

Slash

Uma horinha esperando e ja era o show do Slash. Comecou legal, com uma visao privilgiada, mas o tempo fechou e veio a chuva. E isso me morgou. Pra quem passou tudo e ruim com frio e chuva e lama, tudo o que eu menos queria era mais um final de semana caotico. Ao menos a chuva foi fraca e nao ensopou a mim nem o local, mas mesmo assim, trouxe o frio tambem e adeus animo. Fiquei pensando justamente no show do Ozzy que seria o ultimo da noite e o do final de semana anterior na Franca tinha sido encurtado em meia hora. As impressoes, as mesmas, o terceiro show do Slash e idem. O vocalista se esforca, mas falta algo...

Paradise Lost

So conhecia essa de nome. Mas, ja que tava la e o show ainda seria no segundo palco, coberto e sem chuva e frio pra aumentar o desanimo, la fui eu. Me pareceu uma banda meio gotica, meio down e nao me agradou muito. Se bem que em festival, quando voce ta cansado, molhado e um pouco chateado, gostar duma banda que voce nunca ouviu na vida, e um pouco demais...

Obituary

Mais uma que so conhecia de nome. Mesmo esquema do Paradise Lost. A chuva caindo la fora, o vento soprando frio e os caras fazendo o show no palco com tenda. Lugar quentinho e seco. Acho que, talvez por isso, o local ficou relativamente cheio. Cerca de tres mil pessoas. E la fiquei, observando a banda. Por ser mais cru, ate que agradou mais. mas eu ainda tava naquele humor por causa da chuva...

Amon Amarth
Antes ds o massacre do Slayer, voltamos de volta ao palco coberto pra ber o Amon Amarth. Mais uma banda que so conhecia de nome, mas ja que nao custava nada conferir os caras ao vivo, la fui eu. E so comprovo uma coisa. Nao consigo gostar de bandas novas. Quando o cidadao com o microfone na mao tem o vocal gritado, entao, a possibilidade d'eu desanimar aparece logo. Vi algumas musicas e so. Preferi ir logo pro palco principal esperar pelo Ozzy, grande estrela da noite.

Slayer

O Slayer fez aquele show brutal de sempre. Os caras desfilaram seus classicos de sempre. Mas o Tom Araya nao parecia muito empolgado. Ok que simpatia nao e bem uma marca registrada pra um show do Slayer, mas achei a banda bem apatica. De qualquer forma, ao menos a chuva tinha parado e foi confortavel assistir aos shows dos caras. A torcida era pro tempo se manter seco pro show do Ozzy. A atracao principal. 

Set list 

01. World Painted Blood
02. Psychopathy Red
03. War Ensemble
04. Die by the Sword
05. Chemical Warfare
06. Hate Worldwide
07. Mandatory Suicide
08. Altar of Sacrifice
09. Jesus Saves
10. Seasons in the Abyss
11. Hell Awaits
12. Dead Skin Mask
13. Snuff
14. Angel of Death
15. South of Heaven
16. Raining Blood

Ozzy Osbourne & Friends

A chuva resolveu se manter longe e deixou Ozzy fazer seu show completo. Na semana anterior, o show do Hellfest na Franca tinha sido encurtado em mais de meia hora pela saude do Ozzy. Ele tava quase sem voz. Pra completar, ainda caiu uma puta duma chuva que fez o Hellfest terminar de forma melancolica. O que so me deixou mais triste e puto, alem de ter perdido o show do Dimmu Borgir. Voltando ao Ozzy, a coisa de sempre. Tudo bem que ele parece um pinguim no palco e tudo bem que todos sabem que ele nao tem a voz de 20 anos, muito menos a performance. Mas, assistir a um show do Ozzy, que e uma lenda, e sempre valido. E nao faltou nada nesse show. Finalmente com o set completo. Agua na galera, brincadeiras, piadas e classicos. A graca a mais, foram as participacoes do Slash, Zakk Wilde e Geezer Butler. Deram uma apimentada no show. 1h30 que passou bem rapido. Tudo certo dessa vez. A preocupacao agora era, onde dormir? Ta bem frio la fora e nao tenho uma barraca. Vamos ver o que vai dar...

Set List

01. Bark at the Moon
02. Mr. Crowley
03. Suicide Solution
04. I Don't Know
05. Shot in the Dark
06. Rat Salad
07. Iron Man
08. War Pigs
09. N.I.B.
10. Fairies Wear Boots
11. I Don't Want to Change the World
12. Crazy Train
13. Mama, I'm Coming Home
      
Bis

14. Paranoid

As fotos do festival você pode ver aqui:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.105984209546520.10545.100004048244728&type=3
       















Nenhum comentário:

Postar um comentário