24 de maio de 2012

Londres, parte I

"Ah, mais que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado, praia, carro, jornal, tobogã, eu acho tudo isso um saco..."

Londres, Inglaterra

Talvez seja só cansaço. Mas não começou bem. A viagem de Frankfurt a Londres foi de longe a mais longa, estressante, desgastante e pior da minha vida. Um pesadelo. Após as intermináveis horas d’espera, avião atrasado, pessoas impacientes, igualmente cansadas (vôo às 6h30). Uma bagunça pra acomodar cerca de 200 pessoas no vôo da Ryanair, rumo a Londres, aeroporto de Stansted. Não quer viajar economizando, não se pode querer e cobrar luxo, pode?

Vôo curto, cerca de 1h, mas turbulento, desconfortável. Pouso violento. Que pancada! Deu até medo, porque não se via um palmo a frente. Nevoeiro. Muito nevoeiro. Bem-vindos à Inglaterra. A terra do céu cinzento e do vento frio. Mas vamos lá, rumo ao albergue, só quero dormir. O pesadelo logo vai passar, o cansaço vai morrer logo mais. Força. Firme e forte. Rumo à imigração. Haja paciência no meu debilitado humor.

Pra minha surpresa, e ao contrário da Alemanha, o fiscal inglês da imigração foi pra lá de simpático comigo. Brincou sobre o bando de show que eu ia, e falou: “Hum, Jethro Tull, Fish, Glenn Hughes, Iron Maiden...gosta mesmo das bandas britânicas hein, meu rapaz. Seja então bem-vindo novamente à terra do rock. Tenha um bom dia, meu jovem.” Gente educada anima teu dia, mesmo quando é um dia de merda. E lá vamos nós descobrir como chegar ao albergue. Facinho, mas igualmente longe. 2h de ônibus do aeroporto até a estação central de Victoria. Hora de comprar uma água pra ter o privilégio novamente de ser muito bem tratado por uma simpática atendente. Meu humor foi mudando pra melhor. Nem cinco minutos d’espera, e chega o ônibus. Fui confirmar com o motorista que me deu um coice. Tava bom demais pra ser verdade. Sendo assim, quando algum gringo for grosso com você, devolva na mesma moeda e em português. Algo como: “No seu cu, também, gringo chupão”. Eles sempre vão perguntar: “What!” e você sai rindo sem falar mais nenhuma palavra...

Após quase 3h, finalmente na estação Victoria. É preciso lembrar que Frankfurt era uma cidade de pouco mais de 600 mil pessoas, Londres, mais de 10 milhões. Trânsito, muito trânsito. Calor, muito calor. O frio inicial da manhã, infelizmente se foi. 12h, hora do rush. Um caos. Péssima hora pra chegar a Londres. Filas e filas pra comer alguma coisa.  Cansaço, estresse, um dia sem dormir...estou perto d’explodir. Vamos pegar o metrô, rumo ao albergue, só cinco estações, pouco mais de dez minutos. Uma hora esperando o check in, um longo e merecido banho, alguma coisa pra comer e cama, certo? Errado. Muito errado!

Eu deveria ter chegado no albergue às 9h. Mas a Lei de Murphy está por aí, né? Houve algum problema no metrô de Londres e tudo se tornou um caos. Em plena quinta-feira, horário do rush. O avião sairia da Alemanha às 6h30 e chegaria aqui às 6h45 (devido ao fuso duma hora). Com o atraso do vôo e com o trânsito desgraçado que peguei, só fui chegar à estação às 10h30. Mas vamos lá, baterias quase pifando, calma pertinho do fim, mas vamos lá, ânimo, só mais cinco minutos rumo ao metrô, cinco estações, dez minutos...

Caos no metrô de Londres, lembram? Pois bem. Após idas e vindas, trocas de estações, avisos nos alto-falantes o tempo todo, dizendo o que fazer, depois dizendo o oposto, fizeram os dez minutos se tornarem em três horas e meio. Se existe uma linha fina entre literalmente perder toda força do seu corpo, acho que experimentei isso. Se eu não tomar um banho, comer alguma coisa e finalmente desabar numa cama, sinto que vou pifar em menos de dez minutos...

Ao menos, identicamente ao albergue de Frankfurt, o daqui de Londres, também fica exatamente em frente à estação Hammersmith. Basta atravessar a rua. Porém, o albergue, né? Isso não é um albergue. É um pub. Adaptaram os dois andares acima como albergue. Não gostei do lugar de cara, apesar da localização. A internet daqui não funciona e isso é um grande atraso, quando em Londres, tudo é um assalto (inclusive pagar por internet) fui tomar banho e a ducha não tem regulagem e ela te molha na cara, não teu corpo. E não tem como regular aquela porra. E a água é fria. Caralho! Que dia! Que falta mais acontecer. Isso tudo pra um primeiro dia! Hoje, só quero dormir. Amanhã, show do Fish e Glenn Hughes a noite. Espero que ajude a amenizar esse pequeno inferno astral. Não farei nada aqui em Londres. Absolutamente nada. Parto pra Glasgow em dois dias, depois Edimburgo e então retorno pra três dias em Londres. Com calma, talvez num outro albergue, eu relaxe. Por hoje, é “só”. Espero que os dias sejam melhores, pois esse primeiro, foi um inferno. Vejo vocês em breve...






Nenhum comentário:

Postar um comentário