11 de junho de 2012

Download Festival 2012 - Os shows

"Forever, trust me who you are....and nothing else matters"

Londres

Metallica

Finalmente era hora do show do Metallica. Finalmente iria ouvir a obra-prima do Metallica, o Black album, executado na integra. Quase um sonho. Mas, talvez por ser o penultimo dos 16 shows dessa mini tour que o Metallica resolveu fazer tocando esse album na integra, a banda pareceu meio apatica. A execucao das musicas tambem deixou aquele sentimento de: "falta alguma coisa ai...". O show nao foi ruim. Muito pelo contrario. Foi um verdadeiro privilegio ver o Metallica pela terceira vez (uma no Brasil), outra no Big Four no Sonisphere na Suica e agora no Download tocando a obra-prima deles, o Black album, na intregra. Mas, ficou aquele gostinho meio estranho. Talvez, esse show, com o publico brasileiro mais apaixonado e interessado, fizessem a noite e o show serem mais interessantes e historicos do que realmente foram. Ainda que, ainda assim, tenha valido e muito a pena, depois do inferno da quinta e sexta...

Set list

Intro
Ecstasy of Gold
(Ennio Morricone song)

01.Hit the Lights
02.Master of Puppets
03.The Four Horsemen
04.For Whom the Bell Tolls
05.Hell and Back

The Black Album

06.The Struggle Within
07.My Friend of Misery
08.The God That Failed
09.Of Wolf and Man
10.Nothing Else Matters
11.Through the Never
12.Don't Tread on Me
13.Wherever I May Roam
14.The Unforgiven
15.Holier Than Thou
16.Sad But True
17.Enter Sandman

Bis

18.Battery
19.One
20.Seek & Destroy

Megadeth

No domingo, ultimo dia do festival, mais uma vez, resolvi otimizar e so ver as bandas que realmente queria. As tres ultimas apresantacoes no palco principal. Megadeth (quarto show), Soundgarden (primeiro) e Black Sabbath (idem). Sairia do hotel as 11h, daria um tempo na estacao, deixaria minha mochila e uma sacola com as roupas sujas la e iria, assim como na sexta, assistir aos shows confortavelmente. Por sorte, novamente, fazia sol depois do inferno da quinta e sexta. Porem, nao havia lugar pra guardar bagagens na estacao e nao podia ficar uma noite mais no hotel. Paciencia. O jeito ia ser ir com a mochila nas costas, a sacola na mao e vamos la! O Dave Mustaine tava bem empolgado. Tocar pra um publico de quase 150 mil pessoas na noite que o Black Sabbath vai fechar, mexe com todo mundo. Deve ter sido esssa injecao extra de animo que fez um simpatico Dave Mustaine quebrar tudo com o seu Megadeth. De longe, o melhor dos quatro shows do Megadeth que vi.

Set list01.Never Dead
02.Head Crusher
03.Hangar 18
04.She-Wolf
05.Trust
06.Poison Was the Cure
07.Sweating Bullets
08.Whose Life (Is It Anyways?)
09.Public Enemy No. 1
10.Symphony of Destruction
11.Peace Sells
12.A Tout Le Monde
13.Angry Again
14.Holy Wars... The Punishment Due
15.Silent Scorn

Soundgarden

O Soundgarden e aquela banda meio sem graca. A ultima das grandes lendas do grunge de Seatle e a menos cultuada. Voltaram esse ano pra alguns shows e talvez um novo album mas ainda assim nao encantou. A banda ate que tem umas musicas legais e um bom vocalista. Mas o show nao consegue engrenar. As vezes, parece que vai. Mas fica no quase. E foi tambem uma tarefa pra la de ingrata ser a banda que vai anteceder ao Black Sabbath e sua volta. Uma decepcao, mas que passou desperpercebida. Afinal, o Download 2012 era o Black Sabbath e ponto final.

Set list
01.Spoonman
02.Let Me Drown
03.Gun
04.Outshined
05.Jesus Christ Pose
06.Drawing Flies
07.Hunted Down
08.Ugly Truth
09.Fell on Black Days
10.My Wave
11.The Day I Tried to Live
12.Rusty Cage
13.Black Hole Sun
14.Beyond the Wheel


Black Sabbath

E finalmente era chegada a hora do Black Sabbath. Pontualmente as 21h, Ozzy, Tony Iomi, Geezer Butler e o novo baterista que esqueci o nome substituindo o Bill Ward. Bom, pra quem achou que isso ia melar tudo, se enganou. Como o cara e novo, deu um novo gas e tocou com violencia fazendo as musicas classicas do Sabbath soarem ainda mais pesadas. Ok, foi "so" 75% do Sabbath original, mas honestamente, com Ozzy, Butler e o mestre Tony Iommi, fazendo esse show de forma heroica (ele ta se tratando de um cancer), nao fez esse show, de forma nenhuma deixar de ser classico e historico.

Apos todo o perrengue que passei. Ter podido assistir ao vivo os pioneiros do rock pesado, a lenda viva, ali, na minha frente, valeu tudo de ruim que passei nesses dias dificeis aqui no Reino Unido. Foi um privilegio ouvir um desfile de classicos da musica pesada ali, na tua frente. Que em 2013, saia o novo album e, curado do cancer, o Sabbath passe no Brasil com um publico quente, porque o ingles, nao empolgou mesmo...

Set List


1- Black Sabbath
2- The Wizard
3- Behind The Wall Of Sleep
4- N.I.B.
5- Into The Void
6- Under The Sun
7- Snowblind
8- War Pigs
9- Sweet Leaf
10- Solo de bateria
11- Iron Man
12- Fairies Wear Boots
13- Tomorrow’s Dream
14- Dirty Women
15- Children Of the Grave

Bis

16- Paranoid

As fotos do festival, você pode ver aqui:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.105932712885003.10457.100004048244728&type=3






 
















 





Um comentário:

  1. estou tentando chegar em donington aqui de sao paulo qual a melhor rota...por favor me ajude

    ResponderExcluir