3 de agosto de 2010

Iron Maiden, Sonisphere Festival, Knebworth Park, Stevenage, Inglaterra - 01/08/2010

"I see the ghost of navigator, but they are lost. As the sell into the sunset, but I cut the cost. As the skeletos acusing, emerge from the sea, the silents of the rocks, they're become me..."

Hamburgo, Alemanha

E eis que após tantos imprevistos e coisas ruins na minha viagem de Dublin a Stevenage, Inglaterra, Knebworth Park, onde aconteceria o festival que, pra mim, se resumia ao Iron Maiden, finalmente era chegada a hora do segundo show do Maiden na Europa da Final Frontier World Tour. Seria meu quinto show do Maiden, segundo nesse anos que, religiosamente, seguirei a banda por todos os shows europeus, com excessão da Suécia, onde não consegui ingresso, mas, quem já tá maluco como eu to nessa viagem, não duvido de mim mesmo se botar na cabeça e inventar de ir de última hora. Nunca duvide de um louco. Não sou Ozzy, mas sou maluco. Quanta diferença do show da Inglaterra pro da Irlanda. Talvez, por questão de tamanho, não sei. Mas a verdade é que o show na terra natal dos caras foi bem inferior ao da Irlanda. Uma pequena decepção. Não por parte da banda que, por mais uma vez, deu 100% de si no palco, mas sim pelo público. Único show do Maiden em solo inglês e, apesar da multidão de quase 60 mil pessoas, o que se viu foi um público apático.







Muitas vezes, Bruce deixava o refrão pra galera cantar e, muito tímidas era a resposta da população que ali assistia o festival. Não sei se é impressão minha, mas, estes grandes festivais de verão europeus, mais parecem uma celebração, festa do que realmente um festival de celebração às músicas das bandas em si. É claro que não faltam fãs fiéis, doentes, que viajam o mundo pra ver as bandas, mas, infelizmente, há uma grande maioria que vai apenas pela festa. A diversão de acampar, beber, enfim, sair do armário. Infelizmente, o Maiden manteve o set de sempre e, começo a me preocupar que não tocarão Pashendale que tanto amo e que fiquei tão feliz por terem tocado em revesamento com a Dance of Death (que também amo), durante os primeiros shows dessa turnê, em solo americano. Talvez, tenham sentido que o público se mostra mais animado com a Dance of Death em relação à Pashendale, mas, a esperança é a última que morre e, sigo esperando que toquem essa música ao menos uma vezinha. Ainda tenho 8 shows pra ver nesta turnê. Por favor, Steve Harris, uma vezinha só, manda Pashendale pra gente, vai. Mesmo esquema com a Brighter Than a Thousand Suns que, definitivamente, deu lugar a Wrathchild. É uma música batida, mas, indiscutuvelmente melhor que a Brighter Than a Thousand Suns e que, ao vivo, funciona muuuito bem, inclusive funcionou no Parque de Knewbworth, Sonisphere Festival no último domingo pro apático público inglês.







Eu, era um solitário e saltitante brasileiro no meio dum bando de ingleses estáticos que olhavam sorrindo com minha animação. Puta que o pariu pra eles. Só eu sei o que sofri, tenho sofrido e continuarei sofrendo pra tornar real essa viagem maluca de quase quatro meses, onde tenho passado dias sem dormir, andando que nem condenado, absorvido milhões de informações sobre fuso-horários, línguas, aeroportos, estações, paradas, metrôs, trens, ônibus, aviões, albergues. Me sinto em turnê, mas sem ninguém pra me guiar. Estou sempre sozinho. Tantos cidades, países, bairros, sempre tendo que me virar sozinho pra descobrir como chegar em cada um dos lugares. Tudo por amor ao Maiden, seguindo os caras. Será isso amor ou doença? Loucura? Um pouco de tudo, creio eu. Tudo ao mesmo tempo agora.

Após quase duas horas de show, o Maiden se despediu do apático público inglês.Nenhum pio a falar da banda que, no palco, foi mais uma vez, Iron Maiiden. 100% de energia e dedicação, apesar duns errinhos aqui e ali. Mas, outro show poderoso. Que venha o terceiro show dessa turnê, no maior festival de heavy metal do planeta, o Wacken Open Air, na Alemanha. No momento, estou falando com vocês do albergue de Hamburgo, Alemanha, que é a cidade mais próxima de Luebeck, uma cidadezinha que é onde fica a fazenda que recebe o festival. Fica a cerca de 1h30 daqui ou oitenta e poucos quilômetros. Já tem metaleiro de todos os lugares do mundo aqui no albergue. Uns, quietos como eu, outros, festeiros e passam o dia bebendo e falando alto, hehe. Enfim, acho que ficarei quietinho aqui hoje e amanhã, pois, quinta pela manhã, logo após fazer o check out do albergue, é hora de viajar de novo rumo ao Wacken e ver o Maiden mais uma vez. Com direito a Doro e Alice Cooper no mesmo dia. Oba!! Sobreviverei? Assim espero. Up the irons!!

Set List

01. Intro: Doctor Doctor/The Blade Runner - The Wicker Man
02. Ghost Of The Navigator
03. Wrathchild
04. El Dorado
05. Dance Of Death
06. The Reincarnation Of Benjamin Breeg
07. These Colours Don't Run
08. Blood Brothers
09. Wildest Dreams
10. No More Lies
11. Brave New World
12. Fear Of The Dark
13. Iron Maiden

Bis

14. The Number of the Beast
15. Hallowed Be Thy Name
16. Running Free

2 comentários:

  1. Olha, to adorando acompanhar sua viagem, e torcendo muito por vc, se puder coloque tbm o dia e mês em q vc está escrevendo, abraços, td de bom!

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar que me viro aqui. Brigadão pelos bons sentimentos.

    ResponderExcluir