3 de agosto de 2010

Iron Maiden, 02 Arena, Dublin, Irlanda - 30/07/2010

"Let me tell you a story to chill the bones, about a thing that I saw..."

Dublin, Irlanda

Check out do albergue feito às 10h30 da manhã da sexta, dia 30 de julho e, era chegada a hora, finalmente, após quase dois meses de viagem, o primeiro show do Maiden nesse ano no velho continente. Um dia antes, tinha ido ao 02 Arena andando. Cerca de 40 minutos do albergue. Mas, coisa fácil. Uma curva praqui, outra prali e um retão até nosso destino. Saí do albergue bem comido (sem sacanagem) e bem agasalhado já que amanhecemos com um dia chuvoso e frio. cerca de 15 graus. Ao longo do dia, ficou um chove não molha danado, mas, pra minha sorte, sem chover forte nenhuma vez. Apenas breves chuviscos. Levei comida suficiente pro dia todo e to até agora comendo dessa comida. Ou seja, a questão economica tem dado certo. Cheguei no local do show cerca de 12h e tinha uma discreta fila de maidenmaníacos, já. O que percebi aqui, ao contrário do Brasil é que, apesar de sempre existir, o público de pivetes aqui é bem maior que o do Brasil que é feito muito mais pra quem já passou dos trinta.






Agradável lugar o 02 arena. Nem muito pequeno nem muito grande. Cerca de 10 mil pessoas. Finalmente veria o Maiden num lugar fechado, pertinho pertinho dos caras. Porém, tava sem câmera. Bosta! Maldita hora pra perde-la. Mas, não posso reclamar da sorte nessa viagem. É bem verdade que existe um lote de cuzões em cada lugar que vou, mas também há outro lote de boas pessoas. Logo fiz amizade com um casal polaco (ou holandês, não lembro) que, pra minha sorte, estavam com uma câmera profssional e, pra minha sorte parte II, não se importaram em me emprestar o cartão de memória com todas as fotos do show. Perfeitas, por sinal. Como troca, me pediram pra tirar umas fotos minhas. Problema nenhum, claro, hehe. Muitos salgados os preços do mershandising oficial na Irlanda. Vamos esperar os países do leste europeu como Holanda e Romênia pra ver se os preços ficam mais generosos.

Luzes apagadas às 20h45 em ponto e começa o tão aguardado show do Maiden. Após a introdução já tradicional de "Doctor Doctor" do UFO, vem a segunda introdução de Blade Runner e o Maiden entra detonando com The Wicker Man. Uma animada banda se mostra pro primeiro show europeu de 2010. Bruce, brincalhão como sempre diz que é bom estar na Europa novamente, que foi muito divertido fazer os shows nos EUA e Canadá, mas, finalmente estavam de volta à Europa. Diz que se concetrariam em canções dos três últimos álbuns: "Brave New World" (2000), "Dance of Death" (2003) e "A Matter of Life and Death" (2006), e assim o fizeram. z pra Uma resposta aos críticos que dizem que o Maiden é uma banda que vive do passado. Só pra ir na contra-mão, só músicas novas dessa vez pra provar que a banda ainda está na ativa e com boas músicas. Mas, apesar de faltar clássicos importantes nos sempre repetitivos sets, o Maiden mostrou que está ousado nesta turnê. Sempre criticaram a banda pelos set lists óbvios. Na última turnê de um álbum de estúdio, ousaram e tocaram o mesmo na íntegra. Após a bem sucedida "Somewhere Back in Time" que só teve clássicos no set, o Maiden, mais uma vez, ousou e provou que não é uma banda que vive só de clássicos. As músicas novas soam muito bem ao vivo. Com destaque pra El Dorado que, soou muito poderosa ao vivo. Boa pedida. Destaque pro som do local. Perfeito. Nota 11.

O show ainda contou com Ghost of Navigator, Wrathchild, Dance of Death, The Reincarnation of Benjamin Breeg com um destaque pra uma performance destruidora de Mr. Steve Harris. O homi tava com o cão nessa música em especial. Foi fantástico. Blood Brothers com um discurso todo especial em homenagem a Ronnie James Dio, Wildest Dreams, These Colors Don't Run, No More Lies que particularmente detesto, mas que funciona muito bem ao vivo, Brave New World, a obrigatória Fear of the Dark e pra fechar a primeira parte do show, Iron Maiden com seu novo Eddie Alien no palco. Pro bis, Number of the Beast com o Bhapomet no canto do palco novamente, Halloweed be thy Name e Running Free pra fechar. Contando com uma brincadeira da equipe do Maiden que os serviu em pleno palco com cervejas britâncias em bandejas. Prato perfeito pra Bruce executar suas palhaçadas. Disse que a cerveja tava muito boa, ofereceu ao publico, pulou sem deixar o copo derramar, pôs um capacete de policial britânico. Um ator, hehe. Enfim um show simples nessa turnê de aquecimento pra turnê de verdade do próximo álbum "The Final Frontier" no ano que vem. Nada de fogos, nenhum efeito especial. Apenas um jogo especial de luz que desce e sobe, mas nada além disso. Um Iron Maiden sem frescuras, mas ousado. Mas, como sempre, sem decepcionar a nenhum de seus fãs. Simplesmente Iron Maiden. Up the Irons!!!

Set List

01. Intro: Doctor Doctor/The Blade Runner - The Wicker Man
02. Ghost Of The Navigator
03. Wrathchild
04. El Dorado
05. Dance Of Death
06. The Reincarnation Of Benjamin Breeg
07. These Colours Don't Run
08. Blood Brothers
09. Wildest Dreams
10. No More Lies
11. Brave New World
12. Fear Of The Dark
13. Iron Maiden

Bis

14. The Number of the Beast
15. Hallowed Be Thy Name
16. Running Free

Nenhum comentário:

Postar um comentário