12 de agosto de 2010

Iron Maiden, Koegen Fortress, Bergen, Noruega - 11/08/2010

“Always look on the bright side of life...”

Budapeste, Hungria

E cá estamos no aeroporto Feriheji de Budapeste, Hungria, esperando a amanhecer a manhã a sexta-feira, 13 (ui!!) de agosto. Saímos de Bergen, Noruega, fizemos uma conexão em Roma, Itália (aeroporto caótico do caralho!!) e estamos aqui em Budapeste pra mais um show do Maiden e um pouco de passeio pela cidade que ninguém é de ferro. A Noruega realmente é cara pra caralho. Estupidamente cara, mas, valeu a pena. É um país estupidamente bonito. Cenários de filme. Não é a toa que a locação final praser rodado “O senhor dos anéis”, ficou entre Noruega e Nova Zelândia. Saímos da Finlândia, com cara de Finlândia. Chuva, frio e nevoeiro e chegamos à Letônia com cara de Recife. Quente pra caralho, novamente!! De lá, finalmente pegamos nosso vôo final com destino a Bergen, Noruega, onde aconteceria mais um show do Iron Maiden nessa minha louca turnê seguindo os caras. Pingando de país em país, cidade em cidade, aeroporto em aeroporto, albergue em albergue. É informação pra caralho! Às vezes, esqueço onde estou, qual idioma falar, pra onde estou indo e o que estou fazendo. Cheguei a Bergen por volta das 21h da segunda, dia 09 de agosto. O plano era dormir no aeroporto mesmo e, assim, economizar um dia de albergue, já que tudo aqui na Noruega é o olho da cara. De cara, acho um brasileiro no aeroporto dizendo: Brasil!! Já que eu estava com a camisa azul da seleção, era fácil reconhecer. Na imigração, muita simpática, perguntaram se a gente tava junto, dissemos que não e nos liberam sem mais perguntas e com toda simpatia do mundo. Achei que iria chegar ao aeroporto e ao menos ter internet. Que nada! Além de minúsculo, o aeroporto de Flesland não tinha sequer o lugar de informação funcionando. Ficou difícil, assim, hein! O jeito, foi “montar acampamento” nas cadeiras do aeroporto e ficar olhando pro nada mesmo, já que nem internet eu teria pra passar o tempo. Alguns minutos depois, aparece mais um!! “Brasileiro?” – perguntou o rapaz. Respondi que sim e ficamos de papo até cada um capotar prum lado, hehe. Muito simpático o Leandro. Estudante de engenharia, estava morando em Bergen há oito meses e me deu dicas importantes dos costumes e modos de vida noruegueses. Me explicou, por exemplo, que quando uma mulher tem filho pros lados de cá, o governo lhe dá um generosa pensão até o pivete completar 18 anos, além, claro, de lhes oferecer saúde, educação e transporte de qualidade. Se estiver desempregado, o governo te banca até arrumar outro emprego. O mesmo, também te ajuda até conseguir um. Garrafas pet ou latinhas? Após certo número, põe na máquina e ganha algumas coroas norueguesas de volta. Nada mal. Uma cidade que funciona muito bem. Muita segura também, segundo o mesmo. A única coisa de ruim que ele me falou, foi que era cara. Nada mais. Linda cidade, apenas 250 mil habitantes. O que impressionou ainda mais o Maiden ter conseguido levar 20 mil pessoas pra um show. 20 mil pessoas numa cidade de 250 mil pessoas!! Essa banda realmente é única. Puta que me pariu!! Quase 10% da população no show dos caras. Onde quer que eu vá, a adoração é a mesma. Ninguém tá me contando. To vendo com meus olhos. Tudo. Dia a dia.







Ao contrário da Finlândia, cheguei à Noruega com cara de Noruega. Frio do cacete. Doía pra respirar e saia vapor da boca. Senti que tava ficando doente. Mas, firme e forte, agüentei o tranco. Muito suco de laranja, banana, camisa enrolada no pescoço e nariz pra proteger o meu pulmão do frio. Pobre pulmão. Tem sido muito exigido nessas mudanças constantes de cidades e países. Não posso reclamar da minha saúde que, até agora, está de ferro. Peguei três ônibus pra chegar ao albergue, mas, quando cheguei, valeu à pena. Eram montanhas, cachoeiras, lagos e florestas pra todo lugar. Realmente uma cidade linda. Bergen quer dizer sete montanhas, que é o que traduz a cidade. E traduz com beleza. Meu albergue ficava no alto duma montanha e tinha uma visão linda. Montanhas, florestas, mar. Estava eu ali? Era verdade? Uma simpática e linda norueguesa chamada Kristin me atendeu. Hipnotizantes olhos azuis. Eram cerca de 9h e eu tava morrendo de sono e só podia fazer o check in às 14h. Não adiantou chorar dessa vez pra entrar antes. A linda norueguesa bem que tentou achar um quarto, mas não conseguiu. Mas, ainda me deu um desconto na diária. Pena que não pude trazê-la na mala...







Assim que consigo conexão, ótima notícia, vazou o novo álbum do Maiden, seis dias antes do lançamento oficial. Após penar pra conseguir o Download, lá fui eu pro quarto, ansioso ouvir. Bem protegido do frio, foi uma experiência ótima ouvir o novo álbum do Maiden em Bergen, na Noruega, com aquela vista linda. De cara, gostei de cada uma das músicas do novo álbum o que é extremamente raro. Meus ouvidos são mulheres exigentes e difíceis de agradar. A chance de gostar de músicas novas de primeira ouvida é rara como nevar no Recife. Nevou no Recife...







O álbum é fantástico. Após ouvir mais algumas vezes, com mais atenção, ainda não consegui encontrar defeitos. A ansiedade agora, começa pra ouvir essas músicas ao vivo que, sem sombra de dúvidas, soarão ainda melhores que no álbum. Gerou-se uma grande expectativa com esse novo álbum do Maiden e, pelo visto, expectativas muito bem atendidas. The Final Frontier, sem dúvidas, é o melhor álbum do Maiden dessa fase nova, desde a volta de Bruce e Adrian em 1999. Maduro, progressivo, ousado, pesado, inovador. Um Maiden diferente, porém com seus ingredientes intactos. Fantástico!!

Esse show da Noruega, pessoalmente, tinha algo de especial. Iria junto com uma antiga amiga de Recife que mora em Trondheim, a terceira maior cidade da Noruega com 150 mil pessoas. Ela tava vindo de lá pra ver o show aqui em Bergen e eu, nessa minha turnê maluca. Muito bom encontrar um amigo do outro lado do mundo. Ótima sensação de estar em casa. Ela chegou ao albergue onde eu tava hospedado na quarta, dia 11 de agosto, logo pela manhã, após eu fazer um generoso café da manhã. Tinha nutella como em Portugal. Viciei nesse negócio. Como tudo na Noruega é caro, inclusive comida, comi até enjoar, hehe. E lá fomos, eu e Dea, bater perna pela enorme cidade de Bergen, hehe. Pegamos um ônibus do albergue ao centro e lá deixamos nossas mochilas e coisas. O show, ficava há uns dez minutos caminhando dali, o que foi um prazer, hehe. Pequena, mas linda cidade. Metaleiro com camisa do Maiden pra todos os lados. Todas as idades. O que é que essa banda tem? Hehe.

Comemos uma deliciosa pizza que ela se negou a aceitar meu pagamento (ow Dea!) e fomos ao lugar do show. Tinha uma entrada que já dava pra ver de camarote o palco pronto em todos os detalhes. Começamos a nos perguntar se ninguém fecharia o lugar, caso não, seria injusto, pois a visão era privilegiada. Ainda bem, horas depois, um educado guarda nos pediu simpaticamente pra entrarmos pelo outro lado pro show. E lá fomos. Friozinho, céu carregado, mas apenas chuviscos. Entrada tranqüila, povo tranqüilo, exceto uns bêbados idiotas que eu e Dea tínhamos imã pra atrair. Mas logo saímos de perto dos cuzões e vimos ao show de abertura do Dark Tranquiliti. Boa apresentação. Compentente, mas, não é minha praia e, sejamos honestos. Abrir pro Maiden é, ao mesmo tempo, uma honra e uma maldade, hehe.

O Maiden entrou pontualmente às 21h locais com o fôlego de sempre. Com palco seco dessa vez, Bruce não levou tombo nenhum logo na entrada com The Wicker Man, mas, novamente, a chuva apareceu. E forte. Algo incomum até pros padrões de Bergen. Chove pra cacete lá. É a cidade que mais chove na Europa, mas, nunca forte. Choveu forte, mas nada se comparado à tempestade destruidora da Finlândia. Choveu forte, molhou todo mundo e tornou o show mais bonito que, debaixo de chuva e com uma linda iluminação que mudava de cores o tempo todo e subia e descia como na época da World Slavery Tour deu um tom de charme ao show. Ao meu lado, um norueguês empolgado de seus 20 anos que cantava cada música e se empolgava mais quando eu pulava do lado. Estranhos esses noruegueses, ehehe. Mulher bonita pra cacete, mas feia também. Os discursos de sempre, mas uma banda competente como sempre. Mais uma noite, assim como todas, o Bruce dedicou a Blood Brothers a Dio e fez seus tradicionais discursos. Voltariam em breve, em alguns dias, o The Final Frontier seria lançado e a coisa de sempre. Depois do show espetacular da Finlândia, era meio que natural que esse fosse mais frio e sossegado e assim foi. Não que tenha sido ruim, de jeito nenhum, mas, dos cinco que fui até agora, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Finlândia, esse, da Noruega, foi o mais fraco. Que venham os cinco próximos e últimos shows desse ano dos ingleses: Hungria, Romênia, Itália, Bélgica e Espanha. Após essa maratona, darei uma sossegada e passarei mais tempo num país só e, lá, descansarei pra, com mais calma, concluir essa minha viagem maluca e sem noção. Falta pouco mais de um mês ainda de estrada e ainda passaremos por Hungria (Budapeste), Romênia (Cluji Napoca, Brasóvia e Temissora), Itália (Roma, Veneza e Milão), Bélgica (Bruxelas), Espanha (Valência, Madri e Barcelona), Holanda (Amsterdã), Dinamarca (Copenhage) e Noruega novamente, dessa vez, Oslo. E finalmente estaremos de volta ao Brasil após quase quatro meses na estrada. Eu, eu mesmo e eu novamente, sempre. Prontos pra novas aventuras em 2011? Ainda temos um mês e dois dias por aqui. Muita coisa a acontecer. Lá vamos nós do lado de cá. Firmes e fortes. Fiquem do lado daí, igualmente, firmes e fortes. Up the Irons!!

Set List

01. Intro: Doctor Doctor - The Wicker Man
02. Ghost Of The Navigator
03. Wrathchild
04. El Dorado
05. Dance Of Death
06. The Reincarnation Of Benjamin Breeg
07. These Colours Don't Run
08. Blood Brothers
09. Wildest Dreams
10. No More Lies
11. Brave New World
12. Fear Of The Dark
13. Iron Maiden

Bis

14. The Number of the Beast
15. Hallowed Be Thy Name
16. Running Free





PS: Sem sombra de dúvida, post dedicado carinhosamente à minha amiga Dea. Me impediu de pagar a pizza, o taxi da estação pro aeroporto e ainda me deu de presente um típico chocolate norueguês. Puta que pariu, Dea!! Não se faz isso com um chocólatra. Que negócio bom do caralho!! Ah, e só pra variar, perdi mais coisa, hehe. Dessa vez, foram os fones de ouvido do notebook e a jaqueta. Espero que não faça frio nas próximas viagens ou terei que comprar uma jaqueta de emergência, hehe. Veremos se o leste europeu, Hungria e Romênia é barato como todos dizem e, perigoso. Por via das dúvidas, não fecharei os olhos nesses países. Tudo de bom e brigadão, Dea. Ró, ano que vem é tua vez de acolher a mala aqui aí no Canadá, hein. Ui!! Tem amigo safado e pobre quem pode, hehe. Pisão no pé!

PS 2: Dormir no aeroporto de Bergen foi uma experiência legal. Tem uma salinha fechada lá só pra isso. Poltronas de couro, etc. Eu e Dea, não conseguimos lugar e dormimos no chão mesmo, forrado por um lençol trazido por ela. Mas foi divertido e eu dormi, hehe.

PS 3: Encontrei toda a equipe técnica do Maiden no aeoporto de Bergen. Tavam indo fazer uma conexão em Frankfurt, Alemanha. Muito bacana e engraçado o pessoal, hehe.

PS 4: Japonês é um povo bacana, mas, às vezes, enche o saco. Por que diabos tem que ficar rindo de tudo o tempo todo? Ora pinóia!! Penei pra achar um lugar quieto no maldito aeroporto de Roma. Achei. Tava eu lá, comendo em paz e em silêncio, escondido atrás duma pilastra, quando chega um grupo pra mais de cinqüenta olhos-puxados. Po, até que simpatizo com eles, mas tinham que perturbar minha tão procurada paz nesse maldito aeroporto? Poderiam ao menos ficar quietos? Ow!!

PS 5: O que diabos esses italianos do aeroporto de Roma tem contra energia elétrica? O aeroporto é estupidamente grande e caótico e não se encontra uma tomada sequer pra carregar seu computador ou celular. Vá se foder!! Tem dias que você enche o saco de tanta gente estúpida no mundo e, por mais calmo que seja e alto-astral, simplesmente, há horas que dá vontade de sair gritando, empurrando e xingando a todos. Gente!!! Arrrgh!!

PS 6: A primeira impressão sobre os italianos foi péssima. Além da porra do aeroporto ser uma zona e não ter tomada, o vôo pra Hungria atrasou uma horas, saiu de Roma quase 0h e tinha um bando de italiano imbecil falando alto o tempo todo enquanto todo o avião tentava dormir. Povo mais mal educado. Imbecis!!

8 comentários:

  1. To te esperando aquiiiiii meu amigoooooooo!! MOrrendo de saudades!! O canada te espera!!

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Pow cara, sendo fã do Iron Maiden a uns tempos (desde 1999), eu fico emocionado lendo os teus reviews dos shows e da tua turnê aí pela Europa. Queria te dar os parabéns e desejar sorte nesse mais um mês por ai. Um grande abraço.
    Diego Konrath - Pelotas (Rio Grande do Sul-Brasil)

    ResponderExcluir
  3. Hi Junior! I'm reading your posts now and I'm impressed!As I told you in Bilbao, portuguesse is easy to understand for the Galician people.I whish you the best in your travels across Europe...we are waiting for a book called "Histories of a lonely, crazy, brasilian man", he he. We won't forget Porto Alegre. Greetings from Spain. Max.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ró. Brigadão pelo carinho e pode me esperar no próximo ano, hehe.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diego. Brigadão pela força, cara. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Hi, Max. Thank you for everything. And don't, don't forget Porto Alegre, hehehe. See you soon, my friend. Best wishes.

    ResponderExcluir
  7. Bora meu velho !!
    Leste Europeu eh punk mesmo ! :D

    ResponderExcluir
  8. Punk é apelido. Conselho não se dá a ninguém, mas não venha pra cá, não. Pra sua própria segurança. São 20h e o aeroporto está fechado. Existe isso? Sou a única pessoa aqui.

    ResponderExcluir