6 de agosto de 2010

Iron Maiden, Wacken Open Air, Luebeck, Alemanha - 05/08/2010

"Scream for me Wacken. Scream for me Wacken!!!!"

Helsinque, Finlândia

E finalmente eu estava lá. Eu, "Só um brasileirinho contra esse mundão todo", como diria o nosso nobre Rubens Barrichello. Eu, HELLcifense, liso, desempregado, no Wacken e assistindo ao Maiden. Realmente, como diz o blog, "Sonhos que podemos ter...". Ainda quando a gente diz a nós mesmos que não podemos. Enfim, eu vivi isso, a experiência foi fantástica e assumo todas as responsabilidades dessa aventura. Valeu muito a pena. Fiz, faço e farei novamente.







Após o show do Alice Cooper, depois que os caras do Piauí foram pro alto palco ver o show do Motley Crue, fui dar um giro pra ver se achava Arthur, meu amigo, que tocaria no dia no Metal Battle Brazil Stage com sua banda Cangaço. Única representante da terra Brasilis. Mas não o achei. Sendo assim, como o local já estava insuportavelmente cheio com suas mais de 70 mil pessoas, tratei de ir ao banheiro, usando saia (sim, entrei no clima e comprei uma saia. Não, não virei gay. É confortável pra cacete. Quando chegar aí no Brasil, vou usar quando der vontade, assim como faço com minhas bombachas gaúchas e não to nem aí pro que vão pensar, hehe.







Deu trabalho chegar perto do palco. O máximo que consegui, foi um pouco antes da mesa de som e pelos lados. Sempre pelos lados. Mas, ainda assim, não foi lá das melhores a vista. E, o público do Wacken, diferentemente do Sonisphere inglês, é totalmente insano, selvagem e parrudo. Os "alemão" não deixa nós passar não. É dureza. Mas, não posso reclamar da sorte. Lembra da menina inglesa das fotos do Sonisphere Festival inglês? Pois bem, acreditem. A achei no Wacken na entrada e, novamente no show do Maiden. Foi aquela festa. Vimos o show juntos, assim com um simpático inglês amigo dela. Muito gente boa o cara. Me botou até nos ombros. Me deu a mão pra não me perder. Foi um pai. Aquele irmãzão. Ow, cara, muito obrigado pelo carinho. No meio da galera, encontramos outro povo de Israle e México e foi aquela festa. Fiquei encarregado das fotos de novo e, logo após o show, ganhei de presente as mesmas. Oba. Pra quem perdeu a câmera, isso é muito importante, hehe.

O show do Maiden, felizmente, ou infelizmente, seguiu a tradição Maiden de ser. Britanicamente idêntico aos de Dublin, Irlanda e Sonisphere, Inglaterra. Com diferença do público, claro. Público totalmente selvagem e insano do Wacken. Quem não se empolga lá, não se empolga em mais lugar algum. O Maiden insiste em tocar nessa curta pré-turnê do novo álbum, apenas músicas dos três últimos álbuns pra provar quem não vivem só do passado. E a galera reage bem às músicas novas. Muito bem. Mas, sem chances. Os clássicos são os clássicos e quando os tocam, ainda que batidos como as tradicionais e batidas Number of the Beast, Halloweed be thy Name, Fear of the Dark e Iron Maiden, todo mundo esquece da mesmice e enlouquece. Inclusive, esse que vos fala. E lá se foi meu terceiro dos dez show do Maiden nessa maluca turnê pela Europa e, no total, meu sexto do bom e velho Iron Maiden. Ui. Número seis!!

Uma banda dando 110% de si prum público que deu 111%. Banda e público, igualmente esgotados e felizes. Lá fomos nós, eu, a inglesa e o inglês amigão, cantando "Always Look on the Bright Side of Life", rumo às barracas pra lá descarregar o cartão de memória. Muito simpático e bacana esse pessoal. Os guardarei no coração. Após isso, corri pra pegar o trem pro aeroporto de Hamburgo que ficava a cerca de 2h de Luebeck, onde tava acontecendo o Wacken. Mas, não havia mais, pois já passava das 0h. Agora, só na sexta pela manhã, a partir das 7h. Como meu vôo era apenas as 13h40, rumo a Helsinque, Finlândia e o povo bacana do Piauí me ofereceu barraca caso não conseguisse transporte, eu tava despreocupado. E assim foi. Tive que voltar pra barraca cedida pelos caras, pois só havia táxi pro aeroporto e custava a humildade de 105 euros. Salvaram minha vida, o povo do Piauí, visto que, após o show, o Wacken Open Air se transformou no Wacken Ice Air. Tava frio pra caralho. Tão ou mais como na primeira vez que fui à Inglaterra ver o Download Festival no comecinho de junho. Se não fez cinco graus, chegou perto. A gente falava e saia vapos da boca. Eu ainda tinha o saco de dormir, pra sorte e a barraca dos caras. Botei duas camisas, jaqueta, impermeável, saco de dormir e ainda assim fui dormir tremendo de frio. O povo do lado, mais gente do Brasil, Teresina, São Paulo e afins, eram engraçados pra caralho e foi difícil dormir com as piadas dos caras, hehe. Eu tentava dormir, mas me abria de rir sozinho dentro da barraca. Saí e tirei uma onda com os caras e fui procurar um lugar pra tirar água do joelho. Engraçado fazer xixi com seu pinto congelando e saindo fumacinha do dito cujo quando está a fazer o exercício fisiológico, ehhe. Voltei pra barraca, congelando, dormi tres horinhas e acordei, morto de sono e congelando de frio com o celular no meu ouvido. Lavei a cara com água congelante e fui rumo ao trem congelando de frio. Sozinho. O Wacken inteiro dormia. Silêncio total. Eu e o som dos meus passos, apenas. Nada de trem. O caminho era a porra do táxi de 105 euros ou um mesmo táxi por 30 euros até a estação mais próxima e de lá, um trem de 12 euros e, finalmente, um metro de 1,30 até o aeroporto. Dei sorte de achar um americano do Texas. Tava indo pro aeroporto também e demos sorte. Dividimos tudo. Após duas horas de viagem, chegamos ao aeroporto. Comemos, fizemos o check in e cada um foi pro seu lado. Muito bacana o texano.

Fiz meu check in e fiquei esperando firme e forte no portão de embarque rumo à Letônia, aeroporto de Riga. Sim, não são só vocês que não sabiam que esse país e essa cidade exisitiam. Muito menos o aeroporto. Pesquisando no Google, meste dos burros, vi que é um paizinho bem pequeno na Europa. Com muita ascendência de russos no seu povo. Povo bonito, hein. Passei só duas horas lá, esperando a conexão e me apaixonei por todas as mulheres que vi. A mais feia era linda. Pena que não podia trazer nenhuma aqui pra Finlândia. Peguei o avião mais vagabundo que voei na vida. Um Fokker 50. Acham os vôos da Gol apertados? Experimentem diminuir o avião pela metade e, consequentemente o espaço que já é ruim. Tire também as turbinas e ponha hélices. Esse era o Fokker 50. Sou um cara pequeno de 1,70m e de 55Kgs. Ao meu lado, um pequeno finlândes de 2m de altura por uns 2m de largura. Foi de longe a viagem mais "confortável" da minha vida. Ainda bem que durou menos de 2h.

Chegando na Letônia, aeroporto de Riga, apesar do povo ser tão lindo, do lixeiro ao comissário, fazia um calor dos diabos. Não sei se o ar condicionado do aeroporto tava quebrado ou não existe mesmo. Nunca vi um lugar tão quente desde a estação de ônibus de Madri que é um inferno. Minha estadia foi breve mas custosa. Usam um moeda própria e uma língua própria, mas, pra minha sorte, falavam ingles e aceitavam euro. Tava com uma dor de cabeça dos diabos e surdo da turbina. O jeito foi gastar os 10 euros e comer razoavelmente bem. Ao menos tem comida até amanhã de manhã, sábado, dia 07 de agosto. Vou achar o albergue, dormir o dia todo e de lá, me viro pra ver como chego em Pori, outra cidadezinha aqui na Finlandia onde vai ser o Sonisphere Festival e o Maiden, claro, vai tocar. Só sei que tenho tempo suficiente pra ir e voltar, mesmo sendo um longo caminho, como o do Wacken. Próximo lugar, Noruega. Mas, vamos por partes. No momento, to falando com vocês do confortável, grande e silencioso aeroporto de Vantaa, Helnsinque, Finlandia. As pessoas que tem passado por mim, ao menos até agora, são lindas. Me olham como um alien. Não sei se é porque não sou loiro ou porque ainda to de saia. O que importa é que, até agora, tem me tratado bem. Vou ficar usando a internet rápida e de graça do aeroporto aqui até amanhecer e ir pro albergue. Aqui, agora, são 22h e agora, me despeço, pessoas. Tudo de bom e Up the Irons!!

Set List

01. Intro: Doctor Doctor - The Wicker Man
02. Ghost Of The Navigator
03. Wrathchild
04. El Dorado
05. Dance Of Death
06. The Reincarnation Of Benjamin Breeg
07. These Colours Don't Run
08. Blood Brothers
09. Wildest Dreams
10. No More Lies
11. Brave New World
12. Fear Of The Dark
13. Iron Maiden

Bis

14. The Number of the Beast
15. Hallowed Be Thy Name
16. Running Free



PS: Dedico esse post, sem sombra de dúvidas ao povo do Piauí que me acolheu com tanto carinho e a inglesa e o inglês gente boas. Brigadão povo. Tudo de bom pra vocês e cuidem-se.

5 comentários:

  1. Velho, tu tem meu respeito e admiração. Viajo contigo desde que descobri o teu blog. Seguir o Maiden: que façanha genial! (e em parte corajosa, por conta das aventura$ $olitária$, rsrs). Have a nice trip, man! UP THE IRONS!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eita mundo pequeno! Falei sobre você no Blog Flight 666, e quando volto aqui ansioso pelo post do Wacken! Haha... vejo meus parceiros de cana aqui do Piauí: Luciano, Marcius e David! Conheceu o Nanno também? Galera super gente boa não é?

    Boa sorte por aí Junior!
    Continuamos acompanhando você!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cara de nick impronunciável, valeu pela força. Igor, realmente o mundo é pequeno e ter encontrado teus amigos no Wacken foi uma feliz coincidência, não? Hehe. Pode continuar usando as resenhas no teu blog que é fantástico, mais uma vez. Tudo de bom.

    ResponderExcluir