17 de julho de 2010

Lisboa, Portugal - 11-20/07/2010

"Não sei onde eu to indo mas sei que eu to no meu caminho..."

Lisboa, Portugal

Pra quem gosta de aventuras, elas não tem faltado nessa minha viagem maluca e solitária. Eu nunca ouvi tanto as palavras doido, maluco, doente mental, corajoso e afins. Aqui na Europa, constantemente me chamam de "The crazy guy from Brazil". Eu virei um personagem? Bem, após tudo dar certo na viagem de Berlin, Stuttgart, Madri, Bilbao, a viagem aqui pra Lisboa, Portugal, foi igualmente longa, mas no final, ufa, deu certo do mesmo jeito. Saí do acampamento de Bilbao, Espanha, no domingo pela manhã, por volta das 10h30 com meus amigos da Galícia: Maxi, Adrik e Ritchie, que me abrigaram e me fizeram companhia, além de compartilharem sua amizade e bom humor por quatro dias. Do local do show, a excelente organização cedeu, mais uma vez, ônibus gratuitos pra várias partes da cidade. Decidi pegar um pro mesma estação de ônibus que cheguei à cidade. Pertinho e fácil. 10 minutinhos e tudo ok. Chegando na estação por volta das 11h, comprei a passagem pra Lisboa, Portugal. O ônibus sairia as 16h, faria uma escala em Madri às 20h45 e seguiria viagem a Lisboa, Portugal, a partir das 22h com chegada as 05h15, já que Portugal tem uma hora a menos que a Espanha.







Passagem comprada por volta das 11h e lá fomos nós procurar algum bar ou restaurante que fosse passar a corrida de Fórmula 1 que seria apenas as 14h. Missão aparentemente fácil, mas não foi, pois tudo estava fechado. Não quis andar muito pra não me perder, já que meu senso de sentido é é uma merda. Pra minha sorte, achei ao lado do mini-supermercado que fiz compras nos dias anteriores, um simpático barzinho-restaurante. Uma garçonete meio ela, meio ele, me atendeu com simpatia. Foi ainda mais simpática quando disse que era brasileiro. Muito simpático o povo de Bilbao. Perguntei se ela transmitiria a corrida e ela disse que sim, que eu era um rapaz simpático e ela poderia fazer isso por mim, hehe. Acho que já eram umas 12h, pois assim que ela ligou, começou a corrida da Gp2. Era um pequeno bar-restaurante, mas muito simpático. Comi um sanduíche, um suco de laranja, um red bull, uma água, alguns chocolates e fiquei lá. O problema é que a corrida de Fórmula 1 começaria às 14h e com sorte acabaria as 15h30. Teria que ver a bandeirada e ir correndo pra estação pois meu ônibus sairia as 16h, lembram? Pois acabou a corrida e lá saí correndo desembestado pra rodoviária. Cheguei lá as 15h45 e o já tavam entrando no onibus. Me acomodei no mesmo e tentei relaxar. No caminho a Madri (bem que meu amigo espanhol Miguel, que conheci em Londres, disse que Madri era um caos em termos de trânsito) peguei transito e comecei a me preocupar com a hora. O ônibus para Lisboa sairia as 22h. E o de Bilbao a Madri chegaria as 20h45, mas com o trânsito que tava, sei lá. Mas deu tudo certo, cheguei em Madri às 21h40. Deu tempo de ir ao banheiro, engolir um sanduíche e entrar no próximimo ônibus. Dormir em ônibus é uma tarefa meio complicada, mas nada que meus amiguinhos apraz e aprazolan não possam ajudar, hehe.

Claro, desmaiei e só acordei com o motorista português me acordando com seu sotaque peculiar: "Estás na estação sete rios, amigo." Isso eram 5h e pouca da manhã. De lá, teria que pegar um metrô pro local do albergue que eu havia esquecido de perguntar onde era. Mas, me virei. O problema é que as informações só abriam as 9h. Esperar era o jeito. O que mais faço é esperar nessas viagens em estações, aeroportos, shows, etc. Então, aprendi a lidar com isso e não sentir tédio. Ao menos por enquanto. Informações abertas, lá fui perguntar a senhorinha portuguesa como chegava no albergue. Pra minha sorte, apenas 3 estações do metro que ficava ao lado da estação de onibus. Cheguei falando ingles e me dei conta que tava em Portugal. Parece besteira, mas depois que você passa tanto tempo viajando e falando ingles, o portugues demora um pouco a voltar, hehe. Mas, tudo bem. No final do dia já tinha voltado ao normal.







Lugar bacana, limpo, podendo falar portugues e, pra variar, gente do mundo todo. Agora, acabou de chegar um brasileiro do Paraná, hehe. Simpático rapaz. Me convidou pra sair e me bancar já que estou com problema no meu cartão e só tenho 13 euros em espécie. Ainda bem que já paguei o albergue e comida pra todos esses dias. Ufa. Eu continuo os encontrando aonde quer que eu vá. E não é mentira. Fui hoje dar um giro aqui pela cidade baixa e alta. Nada muuuito interessante. Mas, preciso salvar dinheiro. E, como o objetivo principal dessas viagens é ver os shows e as corridas, dinheiro com turismo fica em segundo plano. Próximo ano, na minha próxima viagem maluca, gasto mais com turismo, mas o objetivo dessa viagem são os shows e as corridas. Então pessoas, é isso. Lhes falo na noite de sábado, dia 17 de julho, tarde aí. Tenho mais amanhã e segunda aqui. A tarde, irei ao aeroporto e lá ficarei esperando atéee a manhã da terça, dia 20 quando pego o próximo vôo à Barcelona novamente, casa do meu amigo Calumby, meu porto seguro aqui na Europa. Lá, terei menos de uma semana de paz pra planejar tudo e rever os detalhes de passagens, horários, rotas, albergues, custos, lugares do shows e etc, já que a próxima viagem durará 50 dias sem intervalos, incluindo Austria (Viena), Alemanha (Hamburgo e Luebeck - Wacken Open Air), Bélgica (Bruxelas - Maiden, Spa e Stanvelot (Gp da Bélgica), Dinamarca (Copenhage), Espanha (Valência - Maiden), França (Paris), Finlandia (Helnsinque e Pori - Maiden), Hungria (Budapeste - Szigfest Festival - Maiden), Holanda (Amsterdã), Inglaterra (Stevenage - Sonisphere Festival - Maiden e afins), Irlanda (Dublin - Maiden), Itália (Veneza - Maiden e Milão - Gp Formula 1), Noruega (Oslo e Bergen - Maiden), Romênia (Cluj-Napocca - Maiden e Brasóvia, Castelo do Conde Drácula) e Suécia (Estocolmo). Volto a Barcelona, Madri, São Paulo, Hellcife e ponto final à nossa turnê européia 2010, hehe. Tudo de bom, pessoas. Cuidem-se. Comigo, tá tudo bem. A solidão não tem sido problema. Um ótimo período pra refletir sobre a vida. Eu, eu mesmo e eu novamente o tempo todo, hehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário